Blogue criado para dar a conhecer uma das turmas do 8.º Ano: as suas experiências, descobertas e novos conhecimentos em várias áreas.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
3 Dezembro - Dia Internacional Deficiência
No dia 3 de Dezembro as associações de protecção aos deficientes não tem motivos para festejar porque os deficientes cada vez são mais descriminados pelas populações.
Para os deficientes os locais públicos são mais difíceis de aceder.
5 de Outubro - Implantação da Republica
Dia 1 de Dezembro - Dia da Restauração da Independência
Como deves saber, o dia 1 de Dezembro é feriado em Portugal. Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.
Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião.
Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África.
Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa.
Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião.
Mas só reinou durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei.
Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono.
Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola.
Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira.
Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.
O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.
1 de Dezembro-Dia Mundial da Sida
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
16 de Novembro - Dia Mundial da Tolerância
http://www.unesco.pt/cgi-bin/home.php
"Billie Elliot"
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Sustentabilidade Ambiental: Veículo eléctrico da Renault circula hoje em Portugal
Ao Kangoo eléctrico seguir-se-á o Renault Fluance eléctrico (que tal como o Kangoo parte de uma base já existente com motor térmico) e mais tarde o Twizy e o Zoe, estes dois desenhados e pensados exclusivamente para o mercado eléctrico.
Apesar de a bateria ser o componente tecnologicamente mais desenvolvido num carro eléctrico - e consequentemente o mais caro - a Renault planeia vender o Kangoo eléctrico ao mesmo preço da versão com motor de combustão a diesel.
A Renault propõe três soluções para o carregamento: "o normal, que se faz em qualquer lugar onde haja uma ficha eléctrica (demora oito horas), o carregamento rápido, que implica uma infra-estrutura onde se carrega o carro em 20 minutos - com corrente trifásica e 32 amperes - e a troca de baterias numa estação de serviço em que um robot tira a bateria e mete outra carregada, em menos de três minutos", enumerou Ricardo Oliveira.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
25 de Novembro-Dia Internacional para a diminução da Violencia da Mulher
Violência - "As violências contra as mulheres são muitas - vão desde o campo físico até o psicológico. É importante que nós saibamos que uma violência alimenta a outra. O ambiente violento só faz aumentar a violência, por isso nós dizemos que a violência doméstica e intra-familiar proporciona o incremento da violência geral na sociedade. Crianças que crescem em um ambiente de violência acabam por reproduzir este comportamento quando adultos. A central de atendimento às mulheres - o Ligue 180 -, mantido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, recebeu, de janeiro a setembro, 136 denúncias de cárcere privado. Este é o número que chegou à Secretaria; imaginem o número de casos que nós não tomamos conhecimento. O caso da menina Eloá, em Santo André, foi tipicamente um caso de violência contra as mulheres. Nós vimos que não havia um preparo de maneira a reconhecer que esse tipo de violência tem características específicas. Para quem conhece a estrutura da violência contra a mulher, era óbvio que aquele caso terminaria em uma tragédia. O agressor não quer nada mais do que a vida da agredida. Ele queria a posse daquele corpo e daquela alma, mas Eloá o havia rejeitado. Por isso, ele tomou a decisão de castigá-la, como muitos outros homens fazem com suas mulheres, companheiras e até irmãs e filhas.
Nós podemos fazer muitas coisas. Você pode, por exemplo, divulgar a campanha Homens Unidos Pelo Fim da Violência, pedindo para que todos assinem o nosso site . Existe o número 180, a Central de Atendimento à Mulher, para que as vítimas possam pedir socorro e serem encaminhadas aos serviços de atendimento, e que aquelas pessoas que saibam de um caso de violência possam denunciar. E os governos têm que fazer a sua parte, como está fazendo o governo de Pernambuco."
Eu procurei esta informação em:
21 de Novembro - Dia Mundial da Televisão
As emissões do primeiro Telejornal começaram a 19 de Outubro de 1959.
Durante os anos seguintes na década de 60 a televisão condiciona os hábitos dos Portugueses que organizam a sua vida caseira em redor da programação da televisão .
A verdadeira cobertura nacional só começou em meados da década de 60.
Nesse ano nascia o primeiro canal de televisão privado, era a SIC que iniciava as suas emissões no dia 6 de Outubro de 1992.
Mas não estava sozinha em Fevereiro de 1993 aparecia a TVI, o segundo canal privado nacional, ficando assim o território continental com 4 canais de televisão.
O Estado continua a manter os dois canais da RTP (RTP1 e RTP2) existindo portanto dois canais públicos e dois privados a SIC e a TVI.
A escravatura infantil na Guiné Conakry
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Dia Universal da Criança 20 de Novembro
A 20 de Novembro assinala-se o aniversário do dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração sobre os Direitos Da Criança, em 1959, e a Convenção sobre os Direitos das Crianças, em 1989. Esta Declaração estabelece que todas as crianças devem ter protecção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
A Declaração dos Direitos Da Criança lembra-nos que a criança tem uma infância e deve gozar os direitos e liberdades que lhe são consagradas.
Apela para que reconheçam esses direitos e lutem pela aplicação em medidas legislativas e de outra natureza, em conformidade com os seguintes princípios:
-> Desde o nascimento, todas as crianças têm direito a nome e a uma nacionalidade;
-> Direito a brincar e divertir-se;
-> Direito a crescer com saúde;
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Dia Mundial Do Não-Fumador
16 de Novembro - Dia Mundial da Tolerância
16 de Outubro - Dia do Mar
A comemoração deste dia engloba um vasto conjunto de iniciativas de âmbito nacional, regional e local, que incluem diversas actividades de natureza cultural, desportiva, cientifica, etc. Estas actividades envolvem vários ministérios e outras entidades públicas e privadas ligadas ao mar.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Dia da Língua Gestual Portuguesa
Dia 15 De Novembro comemora-se o dia da Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua gestual através da qual grande parte da comunidade surda, em Portugal, comunica entre si. É processada através de gestos, como o nome indica e a sua captação é visual.
Numa época, em Portugal, em que nada, ou quase nada se sabia acerca da comunicação entre os surdos, no Instituto Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia), as crianças surdas, nos seus tempos livres, comunicavam entre si numa "língua secreta, só delas, que as protegia dos ouvintes que as rodeavam": falavam com as mãos, falavam a Língua Gestual Portuguesa.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
40º de Rua Sésamo
Com várias personagens que nos ficam na memória, a Rua Sésamo era um programa educacional que ensinava os mais pequenos de forma divertida, um desses exemplos é a canção do alfabeto em que duas personagens se juntam para animadamente cantar as letras do alfabeto. Para além das alusões aos números, às cores, às formas e até o apelo à tolerância étnica.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
A história do Muro de Berlim
Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em Agosto de 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois sectores. Decretou também leis proibindo a passagem das pessoas para o sector ocidental da cidade.
Em 9 de Novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro.
Dia de São Martinho
O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro. Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu. O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado. O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada. Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu. Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.
A tradição manda que o dia de S. Martinho se festeje com castanhas, água-pé, e uma fogueira para saltar.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Despejo de lamas tóxicas
A CCDR-C (Comissão Coordenadora do Desenvolvimento Regional Centro) organismo que investigou o caso e cujo laboratório recebeu para análise, amostras dos detritos aqui deixados, remeteu-se a um silêncio incompreensível e inaceitável, não divulgando, até ao momento – apesar de repetidamente solicitado – o resultado das análises às ditas lamas. O tema ja foi abordado pela TVI estando ainda em exibição no TVI24
Dia da ONU - 24 de Outubro
Fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, quando acabou a Segunda Guerra Mundial. A primeira Assembleia Geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946 (em Westminster Central Hall, localizada em Londres).
A sua sede actual é na cidade de Nova Iorque.
base de incentivo das Nações Unidas foi a Sociedade de Nações (também conhecida como "Liga das Nações"), organização concebida em circunstâncias semelhantes durante a Primeira Guerra Mundial e estabelecida em 1919, em conformidade com o Tratado de Versalhes, "para promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança".
Em Setembro de 2003 a ONU teve representação de 191 Estados Membros.
Um dos feitos mais destacáveis da ONU é a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.