sábado, 16 de janeiro de 2010

Dia 16 de Janeiro


Dia 16 de Janeiro é o dia do calendário gregoriano e eu fiz este trabalho porque nunca tinha ouvido falar de tal coisa e fiquei interessada e decidi partilhar.


O calendário gregoriano é o calendário utilizado na maior parte do mundo, existem países que não o aplicam como o Israel, Irão, Índia, Bangladesh, Paquistão, Argélia, etc.


Foi proclamado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro de 1582 para substituir o calendário juliano.


Gregório XIII reuniu um grupo de especialistas para modificar o calendário juliano e, passados cinco anos de estudos, foi executado e implementado lentamente em várias nações. Oficialmente o primeiro dia deste calendário foi 15 de Outubro de 1582.


O calendário gregoriano é o que hoje em dia se usa e distingue-se do juliano porque:


ü Omitiram-se dez dias (de 5 a 14 de Outubro de 1582).


ü Corrigiu-se a medição do ano solar, querendo que este durava 365 dias solares.


ü Habituou-se a começar cada ano novo em 1 de Janeiro.


ü Nem todos os anos seculares são bissextos.


A mudança para o calendário gregoriano deu-se ao longo de mais de três séculos. Primeiro foi adoptado por Itália, Portugal, Espanha e França; e de modo sucessivo, pela maioria dos países católicos europeus.


Os países onde predominava o luteranismo e o anglicanismo tardariam a adoptá-lo, no caso da Alemanha (1700) e Reino Unido (1751).


A adopção deste calendário pela Suécia foi tão problemática que gerou até o dia 30 de Fevereiro. A China aprova-o em 1912, a Bulgária em 1917, a Rússia em 1918, a Roménia em 1919, a Grécia em 1923 e a Turquia em 1927.


Isso explica a razão porque alguns países ainda hoje celebram o ano novo e o Natal mais tarde.


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

2012 será verdade?


Conforme o ano de 2012 se aproxima, cientistas, religiosos e místicos do mundo inteiro correm atrás de pistas deixadas por civilizações e profetas do passado explicando como será o fim dos tempos.

Em diversas culturas ancestrais o ano de 2012 é marcado nos calendários como o 'Armagedom', o 'apocalipse', o 'fim do mundo', 'o juízo final', 'o fim de um ciclo' e, nos mais otimistas, 'o ano em que esta era terminará e outra, melhor, será iniciada'. Maias, Egípcios, Celtas, Hopis, Nostradamus e diversos profetas, Chineses e Budistas, WebBots, Cientistas e Religiosos das mais diferentes crenças dizem que o mundo como o conhece.

Mas o que de fato acontecerá na fatídica data de 21 de dezembro de 2012? Para muitos será o dia da aniquilação da raça humana devido a uma inversão dos pólos da Terra. Como isso seria possível? Devido a distúrbios nos campos magnéticos do Sol que, gerando colossais tormentas solares, afetarão a polaridade de todo o nosso planeta. Resultado: o campo magnético terrestre se inverterá imediatamente, com conseqüências catastróficas para a humanidade. Violentos terremotos demolirão todos os edifícios, alimentando tsunamis colossais e atividade vulcânica intensa. Na verdade, a crosta terrestre deslizará, arremessando continentes a milhares de quilômetros de sua localização atual.mos pode estar com os dias contados.
E vocês, axam que isto é verdade? Será o fim do mundo ou uma oportunidade para un novo começo?

Como cuidar do nosso planeta?


Todos nós sabemos que devemos cuidar do nosso planeta, pois é onde nós habitamos. Vou dar algumas dicas para cuidar melhor do nosso planeta:


- O primeiro passo para combatero excesso de lixo é combater o excesso de luxo. Evita de fazer compras por impulso e não consumas alé das tuas possibilidades, para não desperdiçar.


- Procura sempre não adquirir produtos "superembalados" e, sempe que possível, prefere os bens não embalados (como os alimentos frescos).


- Evita adquirir produtos de materiais descartáveis, que, embora práticos, geram lixo desnecessário. O melhor é preferires produtos duráveis e resistentes ou que permitam o aumento da vida útil por meio de recargas e refis, como cartuchos de impressão, pilhas e baterias recarregáveis.